quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vampiro a Máscara - em outros sistemas (continuação - Parte III)

Para quem já leu a primeira e segunda partes da adaptação segue logo abaixo a repetição da apresentação, então pode pular para o que importa, dessa vez, vamos fazer uma rápida abordagem do cenário só para quem está desatualizado, futuramente iremos postar informações sobre sistema diablerie, golconda, torpor, estacas, morte final, frenesi e perda de sangue junto com a vantagem única de vampiro (já colocada aqui antes, mas será revista para fechar a maioria dos pontos possíveis).

Intro e motivações.

Vampiro a máscara é um jogo do cenário de mundo das trevas e usa originalmente o sistema storyteller para ser jogado.

para quem não sabe, o jogo de rpg é vinculado a 3 caracteristicas básicas:
1 - cenário (ambientação) como o mundo onde o jogo acontece é.
2 - Sistema (regras) como resolver se um personagem consegue ou não fazer alguma coisa.
3 - história (seções de jogo) a união de narrativa, descrição e sucessão de acontecimentos com os personagens usando não só o cenário e o sistema como base, mas as escolhas do jogadores para definir o que acontece.

o sistema Storyteller é um sistema que usa dados especiais, assim como o d20 de D&D, mas nesse caso é o d10. além dessa peculiaridade o enredo descrito pelo livro não é só de uma aventura, ou ação, mas uma crônica onde os personagens irão ter as mais variadas situações em que há a necessidade de um ficha extremamente elaborada.

Porém conheço muitos grupos de rpg em que não seguem a temática de vampiro (horror-pessoal, que exige mais dos jogadores e mestres) e querem mesmo é se provar a força um do outro, tentando ser o blade, e enfiando a espada em qualquer coisa que passar na frente, jogando fora todo o trabalho de Mark Hein Hagen (autor do gênero) em uma bela ambientação nas várias páginas do livro.

Daí surgiu a vontade de adaptar o jogo para esses jogadores que preferem a temática (OverPower) de combates frenéticos para um sistema que promove isso em sua essência, o 3D&T, que segue a linha anime/manga de ser (seguindo as inspirações nipônicas) de combates mais épicos e personagens performáticos cheios de pose.

bom, essa adaptação segue abaixo, ainda não está finalizada, e futuramente estaremos disponibilizando a adaptação fechada com arte e tudo mais.


Aspectos de ambientação sociedades vampíricas e sua relações
(orientamos os leitores a buscar nos livros oficiais as ambientações para melhor esclarecimento, pois será descrito aqui segundo a visão que nosso grupo interpretou do cenário, lembrando que nosso objetivo principal é só adaptar o sistema e não o cenário)

os vampiros depois de estar saciados com sangue de suas vítimas, tem a eternidade para fazer o que quiser e umas dessas coisas a fazer é evitar ser destruído, pois o mundo das trevas é um cenário de terror pessoal, onde “lá fora” sempre tem algo mais poderoso que os personagens tentando destruí-los.

Existem 3 tipos básicos de divisões e subdivisões clãs, seitas e hierarquia por tempo de vida

Entre os clãs exites 14 subdivisões que podem se dividir ainda mais em linhagens e clãs extintos e
que ditam certas peculiaridades de descendência como disciplinas mais comuns e defeitos mais comuns, são eles:
Clãs
Disciplinas mais comuns
Defeitos / desvantagens
Gangrel
Metamorfose
Frenesi deformador
Brujah
Rapidez / Potência
Sucetibilidade Frenesi (-2)
Toreador
Presença
Encantar-se (distraído)
Malkavian
Demência
insanidade
Ventrue
Dominação
Requinte (um tipo de sangue)
Tremere
Taumaturgia
Unido ao sangue dos lideres
Nosferatu
Ofuscação
Monstruoso
Lasombra
Tenebrosidade
Sem reflexo
Tizmisce
Vicissitude / taumaturgia
Ligado a terra
Caitiff / panders
Qualquer uma
Sangue fraco (geração 0)
Giovanni
Necromancia
Mordida dolorosa
Ravnos
Quimerismo
Trapaceiro compulsivo
Assamita
Quietus
Vício em sangue vampírico
Salubre
Oberah / valerim
Recebi 1 de dano para cada ps roubado

As seitas são organizações de estrutura política da sociedade vampírica, existem duas mais comuns que guerreiam entra si (guerra nomeada também como jyhad) pela soberania e controle sobre os vampiros do planeta.
Além delas existem outras seitas mais ocultas que podem ser contra, ou participar e apoiar essas seitas para tentar decidir e direcionar o destino de toda a raça vampírica (assim como o inconnum, independentes e a mão negra) as duas principais são Camarilla e Sabbat :





Camarilla
Sabbat
Preceitos
Hierarquia
Preceitos
Hierarquia
Defender as regras e as seis tradições que os mais antigos querem manter
A Primeira Tradição : A Máscara
A Segunda Tradição : O Domínio
A Terceira Tradição : A Progênie
A Quarta Tradição : A Responsabilidade
A Quinta Tradição : A Hospitalidade
A Sexta Tradição : A Destruição
Justicar*
Lealdade e “Liberdade” desde que seja ligado ao sabá.
Membros do sabá são vampiros e por isso são superiores, logo podem fazer o que preferirem, desde que sejam leais ao sabá evitando serem submetidos a vontade dos anciões e antediluvianos.
Regente*
Arconte*
Pincius*
Príncipe
Cardeal*
Cenescal
Templário*
Primigênie
Paladino*
Xerife
Bispo
Zelador do Elísio
Arque bispo
Harpies / Algozes
Sacerdote
Membros Ancillae
Membro de bando
Membros neófitos
Membros criança da noite
*hierarquia de membros não restritos a uma região ou cidade.

A outra hierarquização feita pela maioria das seitas e clãs (menos o sabá) é por tempo de vida do indivíduo, que quase sempre dita o quão poderosos ele é.

Título
Anos de vida no novo mundo
Anos de vida no velho mundo
Pontuação de personagem média
Antediluviano
???
???
???
matuzalém
Quase não existe
1000
15
Ancião
150
300
10
Ancillae
50
100
7
Neófito
2
5
5
Criança da noite
0
0
1



com essa postagem nó encerramos temporariamente postagens sobre vampiros e as próximas serão apenas sobre aventuras adaptadas e a adaptação fechada, atendendo a pedidos, adaptaremos também lobisomem o apocalipse também do mundo das trevas, mas mago a ascensão segundo a nossa visão é muito difícil de adaptar para o sistema e ficaria descaracterizado, pois é um tipo de jogo muito denso para ser desfragmentado e adaptado a sistemas diferentes.

Mago Metaleiro,
agradeço em nome do grupo aos leitores como Camila Santos, Natália Tesch, Yarles Silva, Passival Junior, Bruno Luiz, Gabriel Ventura, entre outros que estão dando muito apoio as nossas postagens pelo facebook!
Obrigado galera!


Nenhum comentário:

Postar um comentário