quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vampiro a máscara - em outros Sistemas

Vampiro a máscara é um jogo do cenário de mundo das trevas e usa originalmente o sistema storyteller para ser jogado.

para quem não sabe, o jogo de rpg é vinculado a 3 caracteristicas básicas:
1 - cenário (ambientação) como o mundo onde o jogo acontece é.
2 - Sistema (regras) como resolver se um personagem consegue ou não fazer alguma coisa.
3 - história (seções de jogo) a união de narrativa, descrição e sucessão de acontecimentos com os personagens usando não só o cenário e o sistema como base, mas as escolhas do jogadores para definir o que acontece.

o sistema Storyteller é um sistema que usa dados especiais, assim como o d20 de D&D, mas nesse caso é o d10. além dessa peculiaridade o enredo descrito pelo livro não é só de uma aventura, ou ação, mas uma crônica onde os personagens irão ter as mais variadas situações em que há a necessidade de um ficha extremamente elaborada.

Porém conheço muitos grupos de rpg em que não seguem a temática de vampiro (horror-pessoal, que exige mais dos jogadores e mestres) e querem mesmo é se provar a força um do outro, tentando ser o blade, e enfiando a espada em qualquer coisa que passar na frente, jogando fora todo o trabalho de Mark Hein Hagen (autor do gênero) em uma bela ambientação nas várias páginas do livro.

Daí surgiu a vontade de adaptar o jogo para esses jogadores que preferem a temática (OverPower) de combates frenéticos para um sistema que promove isso em sua essência, o 3D&T, que segue a linha anime/manga de ser (seguindo as inspirações nipônicas) de combates mais épicos e personagens performáticos cheios de pose.

bom, essa adaptação segue abaixo, ainda não está finalizada, e futuramente estaremos disponibilizando a adaptação fechada com arte e tudo mais.

Vampiro a máscara para 3d&t alfa (adaptação)

vampiro é uma desvantagem única de 1 ponto em 3D&T alfa (2 pontos para 3D&T Revisado, Ampliado e Turbinado) e pode se fazer jogos em que estas criaturas estão presentes e participam das aventuras direta ou indiretamente.
O sistema de 3D&T é extremamente versátil podendo ser ligeiramente altera para adaptar qualquer jogo e cenário, isso quase nunca é necessário, mas existem aqueles que precisam de algo a mais, sendo assim segue abaixo alguma alterações que lhes interesse, caso contrario pule esta parte.

Caso você e seus jogadores venham experientes de outros sistema que tenham vampiros como personagens principais para de suas história, proponho que use as seguintes alteração para melhor se adaptarem no 3D&T (não os personagens, mas vocês jogadores).

Nível de poder (nigen)
criança da noite (1 pts de personagem)
neófito (5 pts de personagem)
ancillae (7 pts de personagem)
ancião (10 pts de personagem)
matusalém (15 pts de personagem)
antediluviano (??? pts de personagem)

Vampiro ( Vantagem única custo de 0 pts) obrigatório para todos os personagens jogadores, em vez de usar a ficha de 3D&T use uma alternativa de poderes vampíricos sendo fundidos nas fichas para explicar o grande poder combativo dos personagens, logo se o personagem era uma pessoa normal (ou quase isso) quando foi transformada ela tinha zero (0) pontos em todas as características ou seja seria uma ficha assim, F 0, H 0, R 0, A 0, pv 1 e ps 1 e um habilidade (característica) nova, mas muito importante para jogar com um vampiro mais próximo do vampiro de vampiro a máscara por exemplo;, Pdf eu não vou comentar agora para poder vermos com mais calma adiante.

Então, a capacidade acima dos humanos normais seria colocada como poderes vampíricos, ou seja,
a força sobrenatural do seu personagem de levantar um carro com apenas 3 de força será dada pela potência que seu personagem adquiriu quando foi transformado em vampiro.

Sendo assim Força será o nível de potencia, Habilidade se manterá como Habilidade, mas englobará destreza+ (briga, ou armas brancas, ou armas de fogo) mas não habilidades mentais, Armadura será fortitude, Resistência será o antecedente geração que dará mais capacidade ao vampiro de usar efeitos do sangue vampírico como retenção deste (quanto maior a geração mais pontos de sangue poderá acumular e mais resistente ao frenesi será), e todos atributos mentais como inteligencia, percepção e raciocínio serão fundidas em uma nova característica chamada de Inteligência que ficará no lugar de PDF.

Pontos de magia serão pontos de sangue,
Pontos de vida serão níveis de vitalidade mesmo.

pdf será a habilidade do personagem em combate usando arma de fogo ou armas de ataque a distancia, mas elas já estaria inclusa em Habilidade, logo, se o grupo concordar, essa característica será sempre zero (ou use o jeito que é no sistema original, lembre-se tudo em rpg pode ser opcional) para todos os personagens e terá uma mudança nas paradas de ataque a distância com duas possibilidades:
1) ser sempre zero e ser substituído pela arma que for usada pelo personagem no momento do combate da seguinte forma ex: pistola, arco e flecha 1, submetralhadora 2, fuzil de assalto 3, lança chamas 4 e lança míssil 5.

2) ser sempre zero e ser substituído pela arma que for usada pelo personagem no momento do combate da seguinte forma ex: armas pequenas +1, média +3, grandes +5


exemplo de ficha a ser adotada:

Nome:                             Clã:                               status:                                    

Potência_____
Habilidade___
Geração_____
Fortitude_____
Inteligência___

Pontos de Vitalidade___
Pontos de Sangue_____

perícias / disciplinas / defeitos_______________________________________________

humanidade ( inicial 6, mas alterar conforme os atos do personagem/ quanto maior, mais difícil entrar em frenesi)

algumas caracteristicas automáticas:

todos os personagens terão necessariamente munição limitada e roubo de vida e roubo de magia, convertidos em sangue em vez de ter que matar um humano ou humanoide, mas todo personagem que zerar pvs e pms fará um teste de morte. Outra característica automática será curar a si mesmo, a "cada 2 ps (pontos de sangue) rola um dado pra curar pv (pontos de vitalidade)" para essa habilidade natural pode ser feito com restrições, exemplo só pode usar dois ps por vez para esse fim a cada ponto de geração, ou seja, se tiver 3 pontos em geração poderá usar 6 ps por turno para se curar. E os pv não se recuperam normalmente (é ele tá morto tecidos não se regeneram normalmente).
uma outra caracteristica que pode ser automática também é a resistencia 1, ou colocar para todos os seres humanos do mundo já terem 5 pv e 5 ps sem gasto de pontos para isso.


Outras disciplinas

as outras disciplinas o jogador pode (eu disse pode, porque o mestre decide) usar pontos de criação do personagem para comprar as vantagens necessárias, de acordo com o clã, como por exemplo:

'rapidez – (aceleração (1), ataques multiplos (1))
'auspícios – (sentidos aguçados (1 ou 2), telepatia (1), oraculo (1), Visão do Passado Recente (1), Visão do Passado Remoto (1), Presença Distante (2))
'presença - ( o canto da sereia (1) , Pânico (2), O Amor Incontestável de Raviollius (1))
'metamorfose – (sentidos aguçados (1), Garra de atavus (1), formas alternativas (1 cada))
'dominação – (Comando de Khalmyr (1), desmaio (1), marionete (2), Controle de
Mortos-Vivos (1))
'demência - (a loucura de atavus (3)
'tenebrosidade - ( força magica “tentáculos”(1), escuridão “mortalha” (1), forma alternativa (2), corpo elemental – sombras (4))
'vicissitude – (tranformar em outro (1), forma alternativa (2))
'ofuscação - (A Furtividade de Hyninn (1), invisibilidade (1), invisibilidade superior (2))
'Taumaturgia – (magia elemental (2))
'Necromancia – (magia negra (2))

alguns Antecedentes

Riqueza (3)
Lacaios (1 para cada 5 humanos)


Obs.: para jogos assim não permita que os jogadores comecem com imortal (1) ou invulnerabilidade (3), isso deve ser uma capacidade conquistada com grande dificuldade.

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outras informações sobre a adaptação serão postadas aqui no blog futuramente tanto quanto a adaptação editada e em pdf para donwload.

se você quizer novidades desse tipo, escreva para nós no e-mail grupomagometaleiro@gmail.com e peça, mas peça com carinho, pois todos estamos bem enrolados, rsss

abraços a todos,
Mago Metaleiro


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