domingo, 2 de março de 2014

bonus e penalidades de XP - até onde ser restritivo é tirania?

Bônus e penalidades de xp são um ponto importante em muitos grupo de rpg.

Em geral os jogadores se sentem traídos, injustiçados, mal-amados,... se por algum motivo o mestre/narrador desconta uns pontinhos por maus atos dentro e fora do jogo.

O fato é que nem todas as más ações do jogador ou personagem precisam de punições em xp, algumas restrições podem ser aplicadas para que jogadores egoístas e desregrados possam sentir com alguns outros jogadores se sentem ao sentar na mesma mesa de rpg que eles.

Mas para o caso situações especificas e previstas o melhor jeito de evitar choradeira e desentendimento, faz se necessário um grupo de regras que fique claro para todos o que é uma boa ou má ação para o grupo em si (e não para apenas uma pessoa). Qualquer grupo com diversidades (seja de rpg, magic, baralho,  futebol, etc) as vezes depende de esclarecimentos antes que haja discussões intermináveis e desmotive quem só quer se divertir sem atrapalhar ninguém.

Em caso de grupos de rpg novos e recém formados, duas perguntas podem ajudar muito.

É uma jogo para que tipo de personagens?
O que os jogadores querem é o mesmo que o narrador?

Podem parecer desconexas e irrelevantes, mas não são.
Se o narrador deixar os jogadores livres para criar, em 3 d&t por exemplo, sem nenhum parâmetro inicial o jogo pode terminar em algo maravilho ou terrível na primeira rodada.

Conceitos básicos divergentes cria desmotivações clássicas, a garota que queria jogar com uma personagem curadora bondosa no tipo Orihime Inoue (bleach) vai ser engolida pelo jogador estilo Zaraki (bleach) que vai fatiar cruelmente a personagem dela atrás de xp.

Notoriamente um que não estaria preparado para encarrar uma atrocidade dessas (muito comum em alguns grupo) dentro da "equipe de amigos" facilmente sentira desmotivado a continuar no grupo.

A minima resposta para a primeira pergunta deve ser, todos os personagens querem o bem ou o mal, se um unico jogador quiser disser um resposta diferente dos demais no minimo o narrador terá que tirar o personagem deste jogador da historia do grupo principal.

A ovelha negra pode colocar todo o jogo a perder e provavelmente o único a se divertir. (Ninguém precisar ser obrigado a não se divertir porque um não quer...)

Para a segunda pergunta também é simples, se o narrador pega um grupo que quer matar, destruir, sangue, sexo e rock'n roll e cria um mundo fantástico de doces, caramelo, jujuba e pessoas indestrutíveis...
O grupo não vai querer a mesma coisa que o narrador. Possivelmente ambos focariam desmotivados.
Mas se de ante mão o narrador souber que cada um dos jogadores gostam respectivamente de filmes de terror, jogo de ação, livros suspense, use isso ao favor do grupo.

Nao custa nada se preparar e pesquisa um pouquinho sobre os gostos de cada um e dar isso a eles na medida certa. (Não de sempre o que eles querem, mas dê o suficiente para lhes prender a atenção na historia...)

No caso do jogador que sabe as regras do grupo (que cada cria sem perceber o seu), sabe a regra do jogo (impresso nos livros), saber as regras de bom comportamento em sociedade e mesmo assim gosta de transgredi-las, para esses... desconte pontos de xp e se reincidente, desconte pontos de personagens e assim por diante, até a ovelha negra desgarrar ou se regenerar...

Para simplificar Disponibilizarei em breve uma série de possíveis ações que trariam Bônus ou penalidades de xp para os personagens.

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