segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mascotes - VAI DIZER QUE O TIMÃO E O PUMBA NÃO TE ARRANCARAM RISADAS?!

Mascotes

mascotes são uma parte divertida do jogo, tanto para o mestre quanto para os jogadores.
Definição de mascote, para mim pelo menos, é todo personagem (jogador ou não) que acompanha o grupo e não interfere diretamente nos sistemas de regra ou história, mas é rico o suficiente para interferir na interpretação do jogo.

Isso significa que o personagem jogador que tem como propósito divertir o grupo enquanto o resto está preocupado em evitar o mundo acabar, pode ser um mascote por assim dizer, mas não faça de todos os personagens idiotas, mascotes; divertido e engraçado não significa imbecil e idiota.

Em histórias de todos os tipos, desde livros a filmes, vemos mascotes de todos os tipos de animais a maquinas inteligentes e as vezes mais de um contracenando, isso pode ser para o mestre um bom caminho para prender os jogadores a história e criar um tipo de empatia ao jogo.

Exemplos de mascotes que posso citar em história são: R2 e C3PO em starwars; snarf em thundercats; pacato em He-man, e lógico a disney sempre fez isso e alladin é o rei dos mascotes, Abú, tapete, Iago (Jafár), rajá (princesa) e por vezes o próprio gênio era um mascote.

Bom existem vários motivos além do Role Playing para colocarmos mascotes no jogo além de lógico, envolver mais os jogadores na história, descontrair e divertir o todos envolvidos no jogo.
Outro bem usado é colocar teor de amizade, companheirismo e um pouco de drama (quem jogou shadow of colossus até o final sabe o frio na espinha quando o cavalo cai do penhasco) sempre que necessário. Um diálogo fora do jogo para mostrar os jogadores que eles estão sendo muito malvados com os aldeões pode ficar tenso e desmotivar os jogadores, mas uma lição de moral em que o lobo do grupo defende um aldeão contra o próprio grupo vai fazer os jogadores pensar muito mais.

Os mascotes também podem se úteis em acertos automáticos. Como assim? Para buscar um desaparecido, se o grupo tiver, ou comprar, um cão de caça isso pode acelerar a companha em vez de ficar rolando o dadinho. Ter uma ave de rapina pode ajudar muito o grupo em chamar a atenção de uma criatura voadora que eles tenham que caçar e trazê-la para o chão. Animais em geral tem que ser treinados, mas tudo depende do cenário e de como os jogadores estão inseridos, logo o uso de máquinas como carros com computadores de bordo, robôs ou androides farão muito mais sentido. Quando não, use um personagem não jogador com pontuações muito inferiores aos dos personagens, por exemplo, Hércules e Shena nas séries tinha seus companheiros-amigos-mascotes...

mascotes estão em alguns jogos unidos ao sistema, mas não se prenda a isso, se os jogadores quiserem começar com um você pode ou não pedir que compre com a pontuação necessária, como a vantagem familiar, ou um talento em outros sistemas, mesmo assim lembre-se que os mascotes só serão mascotes mesmo se cativarem os jogadores, não só porque eles estão acompanhando os jogadores se ele não tiver personalidade e interagir com o grupo, será um item mecânico não um mascote.

enfim vou colocar listas abaixo, uma com tipos diferentes de mascotes e suas prováveis utilidades e outra com mascotes que em geral dão certo para tipos de aventuras

futuramente teremos umas fichas prontas com exemplos de mascotes para facilitar você e seu grupo.

Lista de mascotes por utilidades

Animal
Habilidades
Cão
Rastreio, caça, guarda
Cavalo
Montaria, carga
Macaco
Roubo, distração
Porco
Alimentação
Papagaio
Distração
Corvo
Mensageiro, distração
Águia
Caça
Boi
Carga, alimentação
Mula
Carga, montaria


Criatura
Habilidades
Fada
Mensagem, distração, magia
Dragão
Montaria, combate, magia, conselho, etc
Góblim
Guarda, combate, roubo, mensageiro, carga, etc
Gato espacial
Transformar-se em nave
ETC
...


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